CASACARMINHO.com

::
Home
POWERED BY Google
ARTIGOS:  
0
TOTAL:  
  € 0,00
Home

PESQUISA AVANÇADA
Os nossos produtos

Saiba como utilizar corretamente a sua panela de Pressão, e evite acidentes!

 

   

 Panela de Pressão

 

 

É importante o consumidor ficar alerta, pois para evitar qualquer tipo de acidente o uso de forma adequada também é de extrema relevância. Há cuidados indispensáveis que precisam ser tomados para evitar acidentes como a explosão da panela pressão que pode gerar prejuízos materiais e físicos às pessoas que estejam próximas.

Na hora da compra sempre verifique se o utensílio tem o selo do Inmetro e só compre em lojas e depósitos credenciados. Evite comprar esse tipo de panela em ambulantes, pois não há garantia de procedência.

No uso diário, o ideal é colocar os condimentos, temperos e verduras na panela após a utilização da pressão, diminuindo assim o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes.

Use sempre a proporção de água e o tempo de permanência no fogo indicados pelo fabricante no manual de instrução.
O mais indicado é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.

Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula – aquela que chia – está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão.

Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula. Nunca abra a panela antes de verificar se está totalmente sem pressão. A válvula deve ser trocada a cada cinco anos e somente em representantes autorizados.

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

Após o uso da panela, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão para não ocorrer obstrução, no uso posterior. A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se apresenta algum tipo de falha. A vida útil da borracha gira em torno de três meses no máximo, mas o ideal é inspecionar sempre esse item e caso apresente sinais de envelhecimento, mesmo antes desse tempo, providencie a troca.

Instruções de uso Panela de Pressão Luna pt 

Instruções de uso Panela de Pressão Luna en 

Cataplana  

               


O formato côncavo da cataplana faz com que o calor seja distribuído uniformemente pela superfície da mesma fazendo uma cozedura mais homogénea dos alimentos. Quando se fecha a tampa, apesar de não estar hermeticamente fechada como uma panela de pressão, a cataplana trabalha da mesma forma conservando também os vapores da cozedura. Por todas estas razões a cozedura dentro da mesma deve ser feito em lume brando.

O processo de cozedura utilizado na Cataplana impede a perda dos aromas dos alimentos, garantindo um pleno e excelente sabor. Além disso, a cozedura na Cataplana é mais saudável, pois permite reduzir calorias e gordura na confecção das suas receitas. A típica Cataplana em cobre (estanhada no interior), como é o caso da nossa, distribui o calor de forma mais uniforme e eficiente, poupando-se desta forma no tempo de confecção e consequentemente na energia utilizada.

Utilizada para cozinhar receitas tipicamente mediterrânicas, especialmente amêijoas e mariscos, de uma forma geral, sendo a sua receita mais famosa "Amêijoas na Cataplana", cuja receita a par de outras igualmente deliciosas, se encontra disponível no nosso site.
Trata-se portanto de um utensílio magnífico, verdadeiro símbolo do patrimônio gastronômico português.

Cataplanas em www.casacarminho.com

 

Como manter os seus talheres como novos

Gostaria de manter os seus talheres como novos? Então, siga os nossos conselhos e tenha um faqueiro livre de resíduos e de manchas.

 

Lavar á mão ou na máquina

Infelizmente, e como a maioria das pessoas já pode comprovar pelo menos uma vez na vida, nem sempre a lavagem resulta em talheres livres de resíduos alimentares. Daí que seja essencial adoptarmos determinados cuidados quando lavamos a louça, seja à mão ou na máquina.

Por exemplo, antes de colocar os talheres na máquina de lavar, ponha-os de molho durante alguns minutos para que os resíduos amoleçam e possam sair mais facilmente. Deve ainda ter o cuidado de arrumar os talheres no cesto específico para o efeito, com o cabo para baixo, de maneira a que a zona com mais resíduos fique mais acessível à lavagem. Evite pôr os utensílios de cabo comprido no cesto de talheres, sob pena de estes tocarem na pá de lavagem, o que pode danificá-la. O melhor será colocá-los, na horizontal, no tabuleiro superior.
Quando lavar os talheres à mão, utilize sempre um esfregão ou esponja adequados, substituindo-os regularmente, uma vez que estes perdem a capacidade de limpeza com o uso.

Da prata ao inox

Se gosta de utilizar o seu faqueiro de prata nos almoços e jantares especiais, deverá mantê-lo 100 por cento impecável. Tratando-se de um material nobre, os talheres de prata devem ser lavados à mão, usando uma esponja não abrasiva e um detergente delicado. Na hora da secagem, sugerimos que opte por um pano de camurça.

Se o seu faqueiro não for de prata, mas de inox, a palavra de ordem é combater as manchas, um prob lema que surge mais cedo ou mais tarde, sobretudo quando os cuidados são poucos. Por isso, limpe-os sempre um pano delicado, mesmo quando enxutos. Se já estiverem manchados, ainda vai a tempo de corrigir o problema. Como? Lavando-os com água e um detergente à base de amoníaco, o produto ideal para prevenir (ou tirar) as manchas dos talheres. No final, enxagúe-os bem e seque-os com um pano de algodão suave. Ainda no que toca às manchas, as mais difíceis podem ser retiradas esfregando o talher numa metade de limão.

Muito mais brilho

Sem limão mas com vinagre. Tome nota deste truque para deixar os seus talheres a brilhar: uma vez por semana, coloque-os num recipiente com água e algumas gotas de vinagre, deixando-os aí ficar de molho de um dia para o outro (há quem, em alternativa ao vinagre, prefira utilizar álcool). No dia seguinte, poderá passá-los por água e secá-los convenientemente.

Terá, assim, todos os motivos para sentir orgulho. Afinal, não é todos os dias que consegue ver o seu reflexo numa faca. Bom trabalho!

Informações Gerais
Encomendar por Telefone
Notícias

  Partilhe com os seus amigos! 

                   
        N 37°08'27.5"   W 8°32'13.9"

             Loja Online desde 2005

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © CASACARMINHO.com 2017

Desenvolvido por Optimeios